Clubes de Serviços de MT festejam 100 anos do Lions

Os eventos do centenário do Lions Clubes Internacional em Mato Grosso começaram no dia 1º de setembro e se estenderão até 9 de outubro.

                                                                               

Os eventos do centenário do Lions Clubes Internacional em Mato Grosso começaram no dia 1º de setembro e se estenderão até 9 de outubro. Nesse período serão realizadas palestras, ações para aprovação das leis municipal e estadual instituindo o dia 8 de outubro, data do aniversário da associação, como o Dia do Serviço de Lions Clubes no estado, as Olimpíadas Esportivas, a cerimônia festiva do centenário e ainda a inauguração da ampliação da Casa de Apoio do Instituto Lions da Visão em Cuiabá.

Em Mato Grosso, o Lions tem 47 Clubes, com mais de 1.300 associados na capital e cidades do interior. O engenheiro eletricista cuiabano Eraldo da Silva Pereira é o atual governador do Distrito do LB4, que corresponde a Mato Grosso, e o condutor dos eventos comemorativos do centenário da associação a partir do Lions Clube Cuiabá Norte. A missão dos Lions Clubes é capacitar voluntários para servir as comunidades, atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial, por meio dos Clubes de Serviço. 

Programação
Durante o mês de setembro voluntários dos Clubes em todo estado farão palestras em escolas, repartições públicas e igrejas, entre outros locais, abordando a missão e os serviços do Lions nos seus 100 anos de existência em todo mundo. Além disso, os Clubes intensificarão os trabalhos com as Câmaras de Vereadores de seus municípios para a aprovação do Projeto de Lei instituindo o dia 8 de outubro como Dia Municipal do Serviço de Lions Clubes. 

Em Cuiabá haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores no dia 9 de outubro para apresentar a lei municipal, homenagear os Clubes da capital e os Leões que se sobressaem no serviço leonístico cuiabano. A sessão na Câmara de Cuiabá é de iniciativa do vereador Renivaldo Nascimento.  

No mês de outubro, os festejos do centenário serão concentrados em Cuiabá, especificamente nos dias 6, 7 e 8. Junto com parceiros estão sendo organizadas as Olimpíadas Especiais de Lions, com uma proposta de capacitação e implantação de um modelo de esporte inclusivo, chamado de "Esporte Unificado". Esse evento será realizado no dia 6, com a etapa de capacitação teórica e prática para professores e Leões, e no dia 7, com a disputa das modalidades esportivas. 

Ainda no dia 6 de outubro haverá sessão solene na Assembleia Legislativa patrocinada pelo deputado Dilmar Dal Bosco para homenagear os Clubes do LB-4, além de companheiros e companheiras Leão que se destacaram pelo trabalho no Leonismo. Será concedido título de cidadão mato-grossense ao diretor internacional José Geraldo Figueira (Brasília) e ao presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB Isaías Costa Dias (Goiânia), e a diversos leões que nasceram em outros estados e se destacam no serviço leonístico mato-grossense. Na ocasião, será apresentada a lei estadual instituindo o dia 8 de outubro como Dia Estadual do Serviço do Lions Clube.

Também no dia 7 de outubro, as comemorações do centenário serão retomadas a partir das 20h30, no Emília Buffet, em Cuiabá, com a cerimônia que homenageará pessoas e empresas que colaboram com o Lions, os Coordenadores de Centenário e Presidentes de Clubes que se destacaram nas ações relativas a Desafios e Legados do Centenário e nas ações propostas pela Coordenação Distrital. Também serão homenageados Leões e não Leões indicados pelos Clubes para receber a Comenda PDG Antonio Correa da Costa.

No dia 8 de outubro, dia dos 100 anos do Lions, será inaugurada a ampliação da Casa de Apoio do Instituto Lions da Visão e realizada uma visita à nova sede do instituto que se encontra em construção. Essa Casa de Apoio localiza-se em Cuiabá desde 2010, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, número 5.510, para hospedar pacientes do Instituto oriundos de outras cidades. O Instituto Lions da Visão atende pessoas carentes, realizando mensalmente 2.000 consultas, 400 cirurgias de catarata e 280 cirurgias de pterígio. Realiza ainda a doação de 200 armações de óculos, entre outros benefícios.

Texto: Sonia Zaramella