Novas Vozes - Sandra Tereza de Paula Tsukamoto

#Newvoices #NewvoicesDLB4 #lionsclubs

Quadro Associativo - Associados

Meu nome é Sandra Tereza de Paula Tsukamoto, e sou associada ao Lions Clube de Colíder, Estado de Mato Grosso, Brasil, no Distrito LB-4, sob o número   979462.Casada com CL. Roberto Tikao Tsukamoto, tenho dois filhos: Roberto Tikao Tsukamoto Junior e Rafael Takashi Tsukamoto.

O leonismo surgiu em minha vida quando ainda muito jovem, noiva e aluna do magistério no ano 1977, por meio do Lions Clube de Glória de Dourados –MS.

Interessante a temática paridade de gênero da iniciativa Novas Vozes quando observo a minha trajetória no Lions Clube. Em Glória de Dourados-MS (onde ingressei), e em Comodoro - MT, como domadora. As domadoras, apesar de trabalharem nos projetos do clube não podiam votar ou ser votadas para exercer algum cargo dentro do clube. Este direito era concedido apenas aos Leões (homens).

Já no Lions Clube de Colíder, no final do Século XX, em decorrência do programa de aumento de associados visando o crescimento e expansão do leonismo em Mato Grosso, as domadoras foram convidadas a se tornarem associadas, como Companheiras Leão. Assim, tomei posse junto com as demais domadoras do meu clube me tornando oficialmente associada do Lions Clube em 1996/1997.

De lá para cá, nessa caminhada, exerci alguns cargos atendendo ao chamado do meu clube, entre eles, o de secretária e presidente. Todos me fizeram um ser humano melhor. Nesse tempo de clube algumas histórias me deixaram marcas. Uma bem singela, mas me fez entender o que é ser companheiro, quero partilhar com vocês: em Glória de Dourados-MS, em uma reunião festiva, todos os companheiros estavam trajados com terno e paletó. Já sentados à mesa chegaram nossos convidados do Lions Clube de Deodápolis, de traje esporte fino mais sem paletó. O nosso presidente retirou o paletó e colocou no encosto da cadeira, e assim todos os companheiros o fizeram, pois haviam observado que os visitantes não sentiam à vontade.

 Hoje faço um olhar reflexivo sobre o Lions na minha vida e observo que o mais importante é compromisso social e força que temos nas participações e realizações nas comunidades em que vivemos. O Lions Clube não é apenas um clube de serviço, no qual os leões prestam serviço à comunidade global. OLions Clube é um ambiente que nos conecta com outras pessoas, que nos faz enxergar o próximo como um ser humano, que nos torna cidadão.